Qual a importância de um canal de denúncias para empresas?
Aliada a cooperativas, um sistema de ouvidoria pode ajudar em problemas reais e evitar dores de cabeça
Um canal de denúncia anônima é usado principalmente para fornecer um meio seguro e confidencial, para que funcionários ou outras partes interessadas possam denunciar má conduta e atos ilícitos dentro de uma organização. Em ordem de importância, os denunciantes sinalizam condutas indevidas, tais como fraude, corrupção e comportamento antiético, sem ter que passar pelos canais padrão em sua organização. As denúncias de irregularidades por canais anônimos é especialmente importante em situações em que o denunciante possa temer retaliação da pessoa que ele(a) vai denunciar.
No caso de assédio, segundo uma pesquisa aplicada pela plataforma de empregos, Vagas.com, em 2015, foi concluído que metade dos entrevistados já havia sofrido algum tipo de assédio dentro do ambiente de trabalho. Desses 52%, apenas 12,5% haviam formalizado a denúncia. O medo se dá, segundo o estudo, a alguns fatores como, para 39% dos entrevistados, de perder o emprego e, para 31,6%, de sofrer represália. As mulheres são as que mais sofrem com esse tipo de conduta no local de trabalho. Entre as vítimas, elas totalizam 54,4% e os homens, 45,6%. Geralmente os denunciantes primeiro trazem suas preocupações a um colega e, só depois disso, as transmitem aos gerentes ou em um canal formal por esses tipos de temores.
A importância do canal de denúncias
O assédio é apenas um dos motivos pelos quais uma empresa que preza pela integridade e responsabilidade de seus funcionários, parceiros e público, deve se preocupar com métodos de denúncia internas e externas. Para cumprir com o compliance da sua instituição, é necessário ter um meio seguro em que o denunciante possa contribuir e realizar a comunicação de práticas ilegais. Além disso, ter olhos por todas as partes torna mais fácil a tarefa para cumprir as normas, tornando a ferramenta uma grande aliada. Muitas vezes o que um colaborador interno ou externo presencia diariamente ou de forma recorrente de falta de ética que ferem o compliance da instituição, fica debaixo do tapete por falta de um canal de denúncias anônimas, podendo se tornar uma grande bola de neve de problemas. Afinal, o medo de sofrer represálias é normal, intimidando o possível denunciante.
Por isso que essa estratégia deve ser adotada em corporações. Um programa bem sucedido de denúncia pode melhorar os processos comerciais e impedir que sejam feitos danos. Por exemplo, muitas empresas experimentam todos os anos incidentes relacionados a fraude. Estes casos custam à economia das instituições e são um dos crimes mais difíceis de investigar e processar. Em 2016, o Brasil foi apontado como o 4º país mais corrupto do mundo, segundo o Fórum Econômico Mundial. Já de acordo com a Transparência Internacional, o Brasil ocupou a 96ª colocação no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) no ano de 2021. Dos 180 países analisados, o nosso país caiu duas posições em relação aos outros anos, trazendo um grande alerta sobre a cultura de corrupção que vivemos. Já que, quanto melhor a posição no ranking, menos o país é considerado corrupto. Nos últimos anos houve um aumento significativo no combate à corrupção pelo Ministério Público e pela Polícia Federal. Por isso, é importante que as empresas tenham parceiros em suas responsabilidades em relação à transparência. Não é mais suficiente para as corporações manterem a imagem de uma empresa que não tolera fraudes ou irregularidades, mas de instituições com iniciativas que lutam contra esse tipo de comportamento.
Você pode participar de forma ativa do combate à violência, seja jurídica, financeira e moral, instalando canais de denúncias anônimas que assegurem o sigilo do denunciante. Lembre-se que há danos sociais e individuais, além de fraudes financeiras e contábeis, crimes de corrupção, éticos e morais que você pode evitar.
Quer ter uma instituição que respeite a lei e que não compactua com violações? Fale agora mesmo com a gente!