Conflitos com os clientes e um péssimo atendimento aumentam o risco de má reputação da empresa

Lidar com os clientes não é uma tarefa fácil, mas ajuda em melhorias Empresas que têm problemas com…
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Mulher branca frustrada

Lidar com os clientes não é uma tarefa fácil, mas ajuda em melhorias

Empresas que têm problemas com vendas podem nem imaginar que o que falta para elas pode ser algo bem essencial: o bom atendimento ao cliente. A assistência aos seus fregueses pode impactar negativamente o seu faturamento, por isso é importante estar atento aos sinais. Por isso, listamos alguns fatores que você pode analisar em seu negócio.

Problemas que refletem na venda do seu produto ou serviço:

Falta de um relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente é um conceito de marketing que representa a conexão desenvolvida entre a empresa e a sua persona. A persona, por sua vez, é o tipo de cliente ideal para que você consiga faturar bem. Ou seja, a falta de estratégias digitais para vender bem, aproximando o seu negócio dos clientes, pode influenciar em problemas de atendimento.

Falta de atendimento personalizado

Dificilmente alguém não gosta de se sentir especial. Acreditar que todos os clientes são iguais é um erro comum nas empresas. O diferencial é ter um atendimento personalizado para que seu cliente se sinta acolhido e seguro na sua escolha. Com esse tipo de conexão, a chance dele voltar, aumenta. 

Ignorar as necessidades dos clientes

A pesquisa de mercado pode ajudar neste ponto. Talvez você esteja oferecendo algo que não é procurado, então vale a pena pesquisar para entender melhor o que você pode oferecer para atender a demanda do seu público.

A grande fila de espera

Ninguém gosta de esperar. Mas há uma diferença que alguns têm mais paciência na espera de atendimento, mas outros não. Em todo caso, é melhor se agarrar na experiência dos clientes que não gostam da demora e resolver o problema.

Não ouvir o cliente tem a dizer

Falando em experiência, evitar o problema não vai fazer o mesmo desaparecer. Não ter uma caixa de sugestões de melhorias pode ser um tiro no pé. É ouvindo críticas que se melhora, mesmo que você não concorde com elas. 

Equipe despreparada

A falta de qualificação de como vender ou resolver problemas pode ser um empecilho para sua empresa crescer. Falta de informações básicas do que a sua empresa oferece ou não saber direcionar para qual setor o cliente deve ir para resolver alguma demanda também é uma falha no atendimento.

Falta de organização

Casa de ferreiro, espeto de pau. Ter habilidade de venda mas não saber se organizar reflete no cliente. Nesse ponto, vale lembrar da falta de organização de estoque até na simples tarefa de envio.

Complexidade nos processos

Vai para lá e para cá. O cliente fica como uma barata tonta. São tantos processos que o usuário não sabe se quer finalizar uma compra. Ou, se já comprou e quer devolver, enviam ele para diferentes setores até encontrar a solução. 

Atendimento em apenas um lugar

Imagine um supermercado que apenas dá a opção de apenas um caixa. Uma fila quilométrica à sua frente se forma. Não dar a opção de atendimento multicanal para os seus clientes é uma péssima decisão. 

Como resolver esses problemas? 

Elevar e manter o padrão de atendimento é o primeiro passo para o sucesso da reputação da sua empresa. Prevenir esses problemas com uma boa experiência, demonstrando que se importa com o cliente e que busca melhorias é o caminho a se tomar. Então:

Evite os problemas ao invés de esperar eles aparecerem;
Treine seus cooperadores;
Se atende a experiência dos clientes;
Invista em uma comunicação acessível.

Use a tecnologia ao seu favor

A otimização desses empecilhos podem ser resolvidas com o uso de ferramentas especializadas em gestão de atendimento. Hoje a Metasix oferece muitas opções de soluções em forma de APIS e softwares que ajudam na experiência de venda e pós venda, como também ouvidoria para evitar o conflito com os seus clientes, bem como treinamentos para os seus funcionários. 

Buscar ser o melhor no mercado é o que você precisa. Estamos aqui para te ajudar! Solicite uma demonstração e veja como melhorar o seu atendimento. Basta clicar aqui.

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