Qual a importância do bom relacionamento com os clientes?
Se você ocupa ou já esteve em uma posição voltada para o atendimento ao cliente sabe que é muito fácil diferenciar um bom relacionamento com o consumidor de um relacionamento, digamos, não tão bom assim.
Manter um bom relacionamento com o seu cliente faz você se sentir um verdadeiro parceiro! Ou seja, eles confiam e escutam o que você tem à dizer e você se sente bem com o trabalho que faz por eles.
Como resultado, seu relacionamento se consolida e se expande para construções maiores e melhores – seja pela longevidade, novos negócios adicionais ou pelo aumento dos elogios, indicações e referências à outros clientes.
Mas construir um relacionamento forte vai além do cumprimento do que o seu contrato diz, embora isso seja crucial.
Quer saber um pouco mais sobre importância do bom relacionamento com os clientes? A seguir estão algumas dicas para ajudar você a impressionar seus clientes todos os dias e aumentar ainda mais a sua reputação como parceiro
A importância de se manter próximo aos clientes
Para se manter próximo aos clientes e poder executar o seu trabalho com eficiência é fundamental que saiba quem realmente eles são e quais são os seus hábitos!
Boa parte da tarefa para conhecer os seus clientes também envolve aprender a falar a língua deles. Isso pode significar utilizar um jargão específico daquele público, se necessário, ou entender por meio da análise de personas sobre o tom de voz adequado.
Também significa entender – ou simplesmente perguntar à eles – qual é a melhor forma de comunicação. Eles preferem conversar por email, telefone ou redes sociais? Eles tendem a enviar textos mais longos ou manter as mensagens curtas e agradáveis?
Dessa forma, você inicia as suas primeiras conversas com confiança, entusiasmo e informações fáceis de utilizar para criar uma ótima primeira impressão.
A importância de reconhecer seu cliente como indivíduo
Embora seu relacionamento com os clientes seja de natureza profissional, reconhecer que você os vê como pessoas – ou seja, mais do que simplesmente parte de um negócio – pode significar percorrer um longo caminho.
A extensão em que essa conexão pessoal é apropriada variará dependendo do seu setor, tipo e personalidade do cliente – mais uma vez, fica evidente a necessidade de uma boa pesquisa sobre o comportamento do consumidor e a construção das personas. Sendo assim, por exemplo, se você sabe que seu cliente é pai ou mãe, pode simplesmente perguntar como estão os filhos deles.
A importância de resolver os problemas em tempo hábil
Uma das melhores maneiras de construir um bom relacionamento com o cliente é desenvolver uma reputação profissional com foco na identificação e resolução de problemas – além de oferecer resultados excepcionais.
Certifique-se de não vender mais do que pode ou prometer resultados impossíveis!
Ao estabelecer expectativas razoáveis, você terá a oportunidade de impressionar completamente o cliente no final da jornada e se posicionar como alguém com quem eles gostariam de continuar trabalhando.
Além disso, considere o seu cliente e identifique o que é valioso para eles. Pode ser algo como entregar o projeto em um formato esteticamente mais agradável, entregar produtos e dar uma explicação ou demonstração detalhada sobre eles ou incluir um pequeno recurso de agregação de valor que aprimora os resultados finais.
Para clientes fiéis, um sinal de agradecimento inesperado pode ser um prazer capaz de fortalecer o seu relacionamento profissional entre vocês. O segredo é encontrar a oportunidade de ir além do esperado, ou seja, além da resolução dos problemas em tempo hábil.
A importância do feedback como indicador de qualidade
Obter feedback não é algo à ser feito apenas para os casos de atendimentos concluídos. Você deve sempre perguntar ao seu cliente de maneira consistente e deliberada como pode melhorar – tanto individualmente, quanto como corporação.
Quando você terminar uma etapa de atendimento ou entregar um produto, por exemplo, peça o feedback para saber sobre como foi a experiência, o que eles gostaram no processo e se houve algo que poderia ter sido feito de maneira diferente. Você não apenas mostra interesse na opinião e felicidade deles, mas também terá acesso a informações valiosas para utilizar em futuros atendimentos.
Além disso, saiba que também é importante declarar o óbvio: informe ao seu cliente com antecedência sobre os canais de atendimento disponíveis e deixe claro que a empresa está sempre aberta para ele – incentive todo e qualquer tipo de comentário que ele tenha.
Criar um relacionamento aberto em que o feedback seja respeitado e compartilhado livremente estabelece as bases para parcerias bem-sucedidas e de longo prazo.
A parte mais importante? Certifique-se de levar o feedback a sério e implementar as alterações que precisam ser feitas. Se você não pode necessariamente consertar ou alterar algo, seja honesto e aberto sobre suas limitações e ofereça-o a repassá-lo à outras pessoas que possam ajudar.
Como melhorar a qualidade do atendimento com foco no cliente?
Desenvolver o bom relacionamento com os seus clientes é uma jogada inteligente, mas antecipar as necessidades dos clientes e realizar ajustes contínuos para melhorar ao longo do tempo também é uma estratégia fundamental para o sucesso do seu negócio.
Quando você foca no cliente e reserva um tempo para entender melhor sobre as suas necessidades, estará em uma posição capaz de garantir a satisfação sobre os seus produtos ou serviços e ainda se preparar para novas oportunidades.
Desta forma, você pode ampliar as possibilidades de se tornar referência no mercado e também aumentar o volume de indicações. Por isso, saiba como trabalhar com o foco no cliente e como fortalecer o relacionamento entre vocês!
Invista em estratégias de fidelização
Ao chegar até aqui, sabemos que provavelmente a premissa para que um processo de fidelização seja possível não precisa ser dita, mas mesmo assim iremos enfatizá-la: faça o que você disse que faria e sempre cumpra o que prometeu à um cliente!
Desde o início, defina sempre expectativas realistas com o seu cliente. Ou seja, desde o que você realmente entregará, como entregará, até como manterá o contato durante toda a jornada do consumidor. Isso significa entender seus próprios recursos e cronogramas e ser honesto consigo mesmo, caso tenha alguma limitação.
Também não devemos esquecer de um ingrediente-chave capaz de exceder as expectativas do cliente: a atitude do atendente! Nunca subestime o poder de um atendimento positivo para conquistar a confiança do seu cliente.
Tenha a tecnologia como aliada
Nos dias de hoje, oferecer um atendimento realmente eficiente – por meio de vários canais de comunicação – e que ainda seja capaz de abrir caminhos para o bom relacionamento com os clientes, seria impossível sem o suporte da tecnologia.
Encontrar canais e ser capaz de entrar em contato a qualquer hora do dia ou da noite é algo que os seus clientes esperam de você!
O mundo em que vivemos e operamos está tão conectado que não existem mais desculpas para não estar disponível quando os seus clientes precisam. Ter um sistema de atendimento de qualidade é fundamental para que possa operar dia e noite um serviços de suporte – um bate-papo em que os clientes possam usar 24 horas por dia, por exemplo, pode ajudar bastante no gerenciamento do relacionamento com o cliente.
Ter um site adequado com perguntas frequentes e outras áreas de assistência também pode ajudá-lo a fornecer ajuda o tempo todo, assim como uma forte presença na mídia social.
Por isso, invista em ferramentas seguras, eficazes e capaz de oferecer os recursos necessários para um atendimento omnichannel e para a gestão de CRM.
Disponibilizar à sua equipe de suporte a oportunidade de trabalhar com um sistema de atendimento integrado significa que eles terão as ferramentas necessárias para reunir todos os dados pertinentes sobre os clientes – além de toda a jornada de compras do consumidor, que revela o que acontece antes, durante e depois deles utilizarem o seu produto ou serviço.
Como dissemos anteriormente, compreender e analisar os hábitos dos seus clientes pode ajudar você e a sua equipe a adaptarem melhor o seu serviço ou produto às necessidades do público, facilitando a construção de bons relacionamentos com os clientes.
E não se esqueça: clientes são pessoas em primeiro lugar. Quando você os trata como tal – e não apenas como veículos para atingir seus objetivos ou ganhar dinheiro – você se destaca instantaneamente.Os gestores de atendimento eficientes também reconhecem que entregar valor é manter uma reputação positiva que incentiva os consumidores a voltarem e a espalharem sobre a marca para outras pessoas. Tudo isso comprova a importância do bom relacionamento com os clientes!
Gostou de saber mais sobre importância do bom relacionamento com os clientes? Então entenda como evitar as vendas perdidas por falta de atendimento!